5 razões pelas quais o NPH é a solução de azoto de elevada pureza preferida
Algumas indústrias não só trabalham com azoto, como também necessitam que o gás tenha um nível de pureza muito elevado. A geração de azoto em duas fases, com o purificador de azoto através de hidrogénio (NPH) da Atlas Copco, proporciona a estas empresas vantagens mensuráveis. Neste artigo, exploramos cinco razões pelas quais o NPH é a sua solução de azoto de elevada pureza preferida.
O que é um purificador de azoto?
Vamos começar pelos princípios básicos. Um sistema de geração de azoto no local é composto por um compressor de ar, um gerador de azoto e qualquer equipamento de tratamento e armazenamento de ar e azoto necessário. O gerador de azoto utiliza o ar produzido pelo compressor e remove o oxigénio nele contido para deixar apenas azoto pronto a utilizar. As empresas que precisam de azoto de elevada pureza também podem agora incluir o NPH neste sistema. Este utiliza azoto de baixa pureza produzido pelo gerador e aumenta-o para a pureza mais elevada de 99,999% ou superior. Consegue-o através da utilização inovadora de hidrogénio, que reage com o oxigénio que permanece no azoto. Em seguida, encontram-se as cinco razões pelas quais a geração de azoto em duas fases com o NPH é a escolha inteligente para os utilizadores de azoto de elevada pureza.
5 razões pelas quais o NPH é a solução de azoto de elevada pureza preferida
Há muito que a geração no local é a alternativa fiável e económica aos fornecimentos de azoto. No entanto, produzir uma pureza de azoto muito elevada requer grandes quantidades de energia, uma vez que um gerador de azoto necessita de mais ar de alimentação para remover os últimos vestígios de oxigénio. Isto significa que o compressor utiliza mais energia. O compressor e o gerador também têm de ser maiores.
Um purificador de azoto permite ao gerador produzir azoto de baixa pureza, o que reduz a necessidade de ar comprimido e o consumo de energia do compressor. Na verdade, trabalhar com o NPH requer 40% menos ar de alimentação do que produzir azoto de elevada pureza com um gerador. Estas poupanças de energia reduzem os custos operacionais e podem ajudar a reduzir a pegada de CO2 de uma empresa. Ao mesmo tempo, permitem a utilização de um compressor e gerador mais pequenos.
Uma vez que o NPH é menos exigente para o sistema elétrico de uma fábrica, também proporciona alívio às instalações com limitações de alimentação elétrica.
Adicionado a um sistema de geração de azoto existente, o NPH permite aos utilizadores aumentar e até duplicar a sua capacidade de produção de azoto.
O NPH é uma solução autónoma que funciona graças aos instrumentos integrados. Uma funcionalidade que se destaca é a dosagem automatizada de hidrogénio, gerida pelo controlador Elektronikon® Touch integrado. O controlador calcula os níveis ideais de hidrogénio com base no caudal e na pureza do azoto de alimentação. O controlador de caudal de massa garante uma dosagem precisa, evitando a utilização excessiva de hidrogénio e eliminando a necessidade de monitorização manual.
Com estas funcionalidades automatizadas, o NPH garante um funcionamento eficiente e consistente, o que permite que os utilizadores se concentrem nos seus processos principais em vez de terem de microgerir o sistema de geração de azoto.
O NPH possui uma série de funcionalidades de proteção que otimizam a qualidade do seu desempenho e produção. A funcionalidade de verificação e reposição de azoto de alimentação monitoriza continuamente a pureza do azoto. Se a pureza variar demasiado devido aos picos de consumo ou a outras perturbações, o sistema interceta o azoto antes de este afetar o desempenho do purificador.
Da mesma forma, a funcionalidade de verificação e reposição de azoto de saída monitoriza a produção e impede que qualquer gás fora das especificações (conforme definido pelo utilizador) chegue aos processos de produção. Assim que o azoto purificado voltar a cumprir as especificações, o caudal de saída é retomado automaticamente.
As funcionalidades adicionais, como a proteção contra extravasamento e o modo de espera automático durante uma procura baixa contínua, otimizam ainda mais o desempenho e a eficiência do sistema.
O NPH está equipado de série com o controlador Elektronikon Touch avançado. O Elektronikon funciona como o cérebro do purificador de azoto, gerindo o seu funcionamento automatizado e as suas funcionalidades de proteção. Também oferece um controlo intuitivo e definições específicas do utilizador.
O NPH está disponível numa gama versátil de modelos, oferecendo capacidades de azoto de 20 a 400 Nm³/h. A sua compatibilidade com a maioria dos geradores de azoto (se os requisitos de azoto de entrada forem cumpridos) e com todo o azoto comercialmente disponível torna-o numa solução flexível para uma grande variedade de indústrias. Quer esteja a dar os primeiros passos na geração de azoto no local, a aumentar ou a otimizar a sua configuração atual, o NPH tem um modelo para satisfazer as suas necessidades.
A solução de azoto de elevada pureza preferida
Se as suas aplicações utilizarem azoto de elevada pureza, a geração em duas fases com o NPH oferece vantagens inigualáveis. Permite poupar energia, reduzir os custos e garantir uma qualidade elevada consistente, tudo isto enquanto simplifica o funcionamento.
Para saber mais sobre como o NPH pode transformar o seu sistema de geração de azoto, contacte hoje mesmo o seu representante da Atlas Copco. Este pode responder às suas perguntas e fornecer soluções personalizadas para as suas necessidades.