13 de Junho de 2023
Como reduzir os custos operacionais com uma auditoria aos compressores
O consumo de energia representa até 70% do custo do ciclo de vida de uma instalação de ar comprimido. Com o aumento e a incerteza geral sobre os preços da energia, é preferível reduzir o consumo o mais rápido possível.
Uma questão atual importante é como podemos reduzir o impacto ambiental da nossa empresa e os custos operacionais? Não existem dúvidas de que precisamos de poupar energia e que muitas empresas têm objetivos claros para reduzir o seu consumo energético.
Neste artigo, explicaremos como reduzir os custos operacionais. Está na altura de comprar um compressor mais moderno ou de substituir o sistema de tubagens? Tudo começa com uma auditoria aos compressores de ar.
Todas as instalações de ar comprimido podem ser melhoradas!
Existem diversas opções para poupar energia na maioria das instalações de ar comprimido que, muitas vezes, passam despercebidas.
- Fugas: uma instalação de ar comprimido com mais de 5 anos tem uma média de 20% de fugas de ar.
- Horas em vazio: os compressores de ar a funcionar em vazio consomem, em média, 25% da energia total.
- Banda de pressão: a redução na pressão da rede de 1 bar resulta numa poupança de energia de 7%.
- Tecnologia mais recente: a substituição do motor pode proporcionar-lhe uma poupança de energia adicional de até 2%.
- Recuperação de energia: utilize o calor do compressor de ar para gerar água quente. Os compressores a funcionar em plena carga (24 horas por dia, 7 dias por semana) proporcionam, em média, uma poupança de energia de 80%.
A forma mais proativa e eficiente de minimizar os custos operacionais é realizar uma auditoria à sala do compressor, como o AIRScan.
Como funciona o AIRScan?
O AIRScan é uma das nossas soluções personalizadas totalmente consistente com o seu orçamento operacional, que pode variar desde uma inspeção básica a uma inspeção completa do compressor. A vantagem do AIRScan é que não é necessário interromper a produção, uma vez que a auditoria é realizada enquanto os compressores estão operacionais. Os consultores de energia da Atlas Copco determinam um equilíbrio operacional aceitável para satisfazer as necessidades de produção e minimizar os custos operacionais.
As informações registadas são avaliadas através do nosso software de auditoria interno, capaz de simular várias configurações de instalação de ar comprimido. As informações recebidas são interpretadas e apresentadas num relatório compilado detalhado que inclui:
- Análise de custos e retorno
- Conhecimento de medições recolhido
- Recomendações de otimização
Um relatório AIRScan fornece um resumo claro para os responsáveis, bem como uma avaliação aprofundada dos problemas e soluções para os técnicos. Isto permite-nos fornecer projeções realistas sobre potenciais poupanças de energia, bem como benefícios ambientais.
E após a auditoria aos compressores de ar?
A auditoria é seguida de uma consulta com os nossos engenheiros, que irão sugerir a solução mais adequada e ajudar na sua implementação.