Na maioria das operações industriais, a necessidade de ar comprimido varia. Um
Na maioria das operações industriais, a necessidade de ar comprimido varia. Um
Na maioria das operações industriais, a necessidade de ar comprimido varia. Um
Na maioria das operações industriais, a necessidade de ar comprimido varia. Um compressor de ar da Atlas Copco com acionamento de velocidade variável (VSD) ajusta automaticamente a velocidade de funcionamento do compressor para fazer corresponder a produção de ar à necessidade em tempo real, poupando quantidades significativas de energia. Como funciona?
O motor
O VSD ajusta a velocidade (RPM) do compressor através de um inversor. Em vez de toda a energia circular diretamente para um motor CA tradicional que funciona sempre à capacidade máxima, o inversor fornece ao compressor VSD a tensão específica necessária para satisfazer as necessidades, poupando energia.O elemento
A tecnologia VSD funciona melhor com compressores de parafuso rotativo. A taxa de caudal e o consumo de energia de um compressor de parafuso rotativo são praticamente proporcionais à velocidade. À medida que o motor adapta a velocidade para refletir a necessidade, os elementos de parafuso rotativo adaptam-se em sincronia, de modo a que a quantidade de ar comprimido fornecido corresponda à necessidade. (Os compressores de parafuso rotativo da Atlas Copco, de VSD e de velocidade fixa, estão disponíveis em versões com injeção de óleo e isentas de óleo, e numa ampla gama de tamanhos que se adaptam a praticamente qualquer aplicação.)O cérebro
A velocidade do motor de um compressor VSD da Atlas Copco é controlada por um inversor de frequência e pelo controlador integrado denominado Elektronikon®. Os sensores medem continuamente a pressão do sistema e o sistema ajusta a velocidade do motor para satisfazer as necessidades de ar reais.Quando faz sentido utilizar um compressor VSD
Para operações em que a necessidade de ar comprimido varia, um compressor de ar VSD ajusta automaticamente a velocidade do motor para corresponder às necessidades de ar, proporcionando poupanças de energia significativas. Em contraste, um compressor de ar tradicional de velocidade fixa só pode funcionar à capacidade máxima. Se for necessário um caudal de ar inferior ao máximo para processos pneumáticos, é consumida e desperdiçada bastante energia.
Quando pode não fazer sentido utilizar um compressor VSD
Um compressor VSD não foi concebido para funcionamento contínuo à velocidade máxima. As perdas de comutação do inversor resultam numa menor eficiência energética à velocidade máxima do que com um compressor de velocidade fixa.
Um compressor VSD faz sentido para si?
Uma auditoria de ar profissional é a melhor forma de identificar o compressor e os controlos mais adequados para a sua aplicação específica. Estas auditorias estão disponíveis junto de empresas, incluindo a Atlas Copco, especializadas na implementação de equipamento de ar comprimido.
Comparação de 2 máquinas de velocidade variável
- Comparar FAD com VSD faz menos sentido. É uma questão de velocidade. Esta comparação pode ser feita num gráfico de consumo específico de energia em função do FAD. É possível que a unidade com o menor consumo de energia dependa do perfil do cliente.
- Unidade 1: maior consumo de ar > 150 l/s
- Unidade 2: maior consumo de ar < 150 l/s
- Caso o perfil do consumidor varie muito, as perdas durante o ciclo também se tornam importantes (e também a energia em vazio num ciclo em vazio). Uma taxa de resposta superior pode ser importante para diminuir a quantidade de perdas durante o ciclo.
Veja este vídeo para saber mais sobre VSD
Pergunte a um dos nossos especialistas qual é a melhor solução para a sua produção de ar comprimido eficiente em termos energéticos.