O verdadeiro custo de um compressor de ar
Já todos experienciaram o chamado "choque da etiqueta". A sensação de olhar para o preço de um item e pensar que é demasiado alto. No entanto, para muitos produtos, o valor na etiqueta é apenas uma pequena parte do seu custo total. É por isso que é fundamental ter em conta o custo total de propriedade (TCO), ou seja, o verdadeiro custo de compra, propriedade, operacional e, em última análise, de reciclagem de máquinas do compressor de ar.
Quanto custa um compressor de ar?
Os compressores são um excelente exemplo do quão acentuada pode ser a diferença entre o investimento inicial e o custo total de propriedade. O preço de compra de um compressor de ar industrial representa apenas cerca de 20% dos seus custos do ciclo de vida. A maior parte, cerca de 80% do TCO, pode ser atribuída a despesas de energia e o restante à manutenção.
Isto significa que a pior coisa que se pode fazer ao comprar um compressor é olhar para o preço de compra sem considerar os custos subsequentes. Regra geral, os compressores mais baratos não são muito eficientes em termos energéticos, o que significa que acabam por custar mais a longo prazo. Isto só faz deles um bom negócio quando os compressores são pouco utilizados, o que normalmente são situações raras.
Limitar os custos de um compressor de ar
Na maioria dos outros casos, a melhor forma de poupar dinheiro ao longo do tempo é limitar os custos operacionais do compressor. Uma vez que compõem uma parte tão grande do custo total de propriedade, o lugar mais lógico para começar é reduzir as despesas de energia. Isto pode ser conseguido de forma fácil e eficaz através da aquisição de um compressor isento de óleo ou com injeção de óleo eficiente em termos energéticos.
- O nosso compressor de acionamento de velocidade variável VSD+ pode reduzir o consumo de energia em até 50%. Permite aos seus utilizadores pouparem muito dinheiro durante muitos anos. As enormes poupanças de energia permitem que os operadores recuperem rapidamente todos os custos de investimento – muitas vezes no prazo de um ano.
- Muitos países oferecem benefícios fiscais ou outros incentivos para mudar para compressores que ajudam a preservar energia.
Além da sua eficiência e das poupanças associadas, os compressores de qualidade superior têm outras vantagens. - A sua fiabilidade pode reduzir os custos operacionais do compressor, aumentando os intervalos de manutenção e duração da assistência da máquina.
- Um compressor fiável pode evitar tempos de paralisação dispendiosos, enquanto o ar de alta qualidade que produz protege o equipamento a jusante.
Muitos destes benefícios não são apenas de natureza financeira. Um menor consumo de energia também contribui para um ambiente mais ecológico, assim como a eliminação do desperdício ao ter compressores e outros equipamentos que têm uma maior vida útil.
Custos operacionais ocultos do compressor
Para além das poupanças óbvias associadas a um compressor de qualidade superior, existem também "custos suaves" que têm de ser tidos em consideração. Alguns exemplos:
- um compressor compacto liberta espaço nas instalações de produção,
- um compressor silencioso é mais apelativo para os colaboradores e reduz a necessidade de adquirir uma proteção sonora,
- e um compressor que gera poucas emissões beneficia a saúde dos colaboradores.
Por todas estas razões, compensa investigar não só o preço dos compressores, mas também os custos operacionais associados de cada um deles. Se tiver alguma dúvida sobre como calcular o custo total de propriedade, os nossos especialistas terão todo o prazer em aconselhá-lo.