O transporte pneumático é uma forma excelente e eficiente de transportar materiais a granel de um local para outro em distâncias que variam entre apenas alguns e centenas de metros.
Simultaneamente, existe uma vasta gama de materiais que podem ser transportados desta forma e não existe uma solução universal relativamente à melhor forma de o fazer. Alguns têm de ser transportados de forma mais cuidadosa para garantir que não são danificados, ao passo que outros podem ser transportados mais rapidamente e num volume maior.
As três fases dos sistemas de transporte pneumático de materiais
Existem três formas através das quais diferentes materiais podem ser transportados através de tubagens e mangueiras quando se utiliza o processo de transporte pneumático. Estas são normalmente designadas de fases.
Fase diluída
Em primeiro lugar, existe a fase diluída, na qual é utilizado um blower ou compressor de baixa pressão para fazer com que o material percorra a tubagem, como se estivesse a flutuar, sem ficar acumulado no fundo dessa tubagem. Uma vez que a fase diluída permite que o material seja transportado a alta velocidade, representa uma excelente forma para transportar uma grande quantidade do mesmo num curto espaço de tempo.A fase diluída tem muitas vantagens e é a mais utilizada. É altamente flexível e fácil de criar, instalar, expandir e modificar, para além de possuir um funcionamento e desmontagem simples para facilitar a limpeza.É, também, muito versátil e suporta uma vasta gama de materiais e características de fluxo.Além disso, a fase diluída requer apenas uma pressão de ar de até 2,5 bar e, muitas vezes, bastante inferior, o que significa que pode utilizar-se um compressor ou blower de baixa pressão. Isto reduz os custos de investimento e de funcionamento.No entanto, a fase diluída também apresenta desvantagens que devem ser tidas em consideração na escolha de um sistema de transporte pneumático de materiais. Devido à velocidade com que o material é transportado, as partículas abrasivas podem danificar a tubagem.Além disso, os produtos frágeis podem partir-se ou ser esmagados durante o transporte a velocidades tão elevadas.
Fase densa
Em seguida, existe a fase densa. Nesta fase, o material é empurrado (ou aspirado, no caso do transporte negativo) através da tubagem. Isto significa que é transportado mais lentamente e que requer uma pressão mais elevada. Uma ideia errada é que a transmissão na fase densa requer uma pressão a partir de 1 bar mas, na verdade, é necessária uma pressão acima de 2,5 bar. Embora um compressor de baixa pressão possa funcionar em alguns casos, um compressor de média pressão é, normalmente, a melhor solução.A fase densa é mais complexa, mais dispendiosa e requer mais energia. No entanto, também minimiza a corrosão por desgaste da tubagem do sistema e dos seus componentes. Além disso, protege os produtos delicados a granel durante o transporte pneumático e evita a segregação de materiais misturados.
Fase transitória
Por último, existe a fase transitória, que é o estágio entre as fases diluída e densa. Uma parte dos materiais "voa" através da tubagem e a restante é transportada junta às paredes laterais.