O Optimizer 4.0 permite ao cliente poupar 33 000 EUR por ano
O maior produtor de cerâmica técnica sinterizada e um dos maiores fornecedores de silicato de zircónio micronizado queria reduzir o consumo de energia global e os custos. Para explorar oportunidades de poupança de energia, contactaram a Atlas Copco.
O desafio
A sala do compressor do cliente é composta por várias unidades isentas de óleo com uma potência total de 800 kW e uma exigência de energia específica (SER) média de 0,12 kWh/m³. Uma vez que têm uma grande fábrica, os seus compressores têm um impacto significativo no consumo de energia global e nos custos. A Atlas Copco foi contactada para explorar oportunidades de poupança de energia.
A solução
Após utilizar um período experimental do SMARTLINK Energy para analisar a situação atual, um engenheiro de vendas da Atlas Copco esteve no local para investigar oportunidades de poupança de energia.
Como era evidente que o cliente poderia poupar dinheiro nas instalações de grandes dimensões, a Atlas Copco sugeriu a instalação de um controlador central Optimizer 4.0 através do programa "Try & Buy".
O controlador central não só reduz as horas em vazio dos compressores em carga e em vazio, como também monitoriza o desempenho dos compressores VSD. Resumindo: otimiza o funcionamento na sala do compressor, com base em vários parâmetros.
O resultado
A implementação do Optimizer 4.0 estabilizou e otimizou o caudal de saída e a pressão dos compressores, resultando numa redução da exigência de energia específica (SER) de 0,12 kWh/m³ para 0,11 kWh/m³.
Graças a isto, a instalação obteve uma poupança de energia de 132 000 kWh/ano, equivalente a 33 000 EUR de poupançae uma redução de CO2 de 40 toneladas por ano.