O local onde se encontra a maior parte do sistema de ar comprimido é designado por sala do compressor. Pode ser uma sala concebida e utilizada para outros fins ou pode ser criada com o próprio compressor em mente. Em ambos os casos, a sala tem de cumprir alguns requisitos para tirar o máximo partido da instalação do seu compressor.
Onde deve instalar um compressor?
A regra principal para uma instalação é, em primeiro lugar, organizar uma central de compressores separada. A experiência dita que a centralização é preferível, independentemente da indústria. Entre outras coisas, proporciona uma melhor economia de funcionamento, um sistema de ar comprimido de melhor design, assistência e facilidade de utilização, proteção contra acesso não autorizado, controlo de ruído adequado e possibilidades mais simples de ventilação controlada.
Em segundo lugar, uma área separada num edifício que seja utilizada para outros fins pode ser utilizada para a instalação do compressor. Certos riscos e inconvenientes devem ser contabilizados com este tipo de instalação, por exemplo: perturbação devido a ruído ou aos requisitos de ventilação do compressor, riscos físicos e/ou riscos de sobreaquecimento, drenagem de condensação, ambientes perigosos, por exemplo, pó ou substâncias inflamáveis, substâncias agressivas no ar, requisitos de espaço para futura expansão e acessibilidade para assistência.
No entanto, a instalação numa oficina ou armazém pode facilitar as instalações para recuperação de energia. Se não existirem instalações disponíveis para instalar o compressor no interior, este também pode ser instalado no exterior, sob um tejadilho. Neste caso, devem ser tidas em conta certas questões: O risco de congelamento de bolsas e descargas de condensação, proteção contra chuva e neve para a abertura de admissão de ar, entrada e ventilação de aspiração, base sólida e plana necessária (asfalto, laje de betão ou um leito achatado de guizo), o risco de pó, substâncias inflamáveis ou agressivas e a proteção contra o acesso não autorizado.
Instalação e design do compressor
A fábrica de ar comprimido deve ser instalada para facilitar o direcionamento do sistema de distribuição em grandes instalações com tubulação longa. O serviço e a manutenção podem ser facilitados pela instalação da fábrica de ar comprimido perto de equipamentos auxiliares como bombas e ventiladores; até mesmo um local próximo à sala da caldeira pode ser benéfico.
O edifício deve ter equipamento de elevação dimensionado para manusear os componentes mais pesados na instalação do compressor (normalmente , o motor elelétrico) e/ou ter acesso a um carro elevador. Também deve ter espaço suficiente no chão para a instalação de um compressor extra para futura expansão. Além disso, a altura da folga deve ser suficiente para permitir que um motor elétrico ou semelhante seja içado, caso seja necessário. A estação de ar comprimido deve ter uma purga do chão ou outras instalações para lidar com a condensação do compressor, arrefecedor final, Reservatório de ar, secadores , etc. A purga do piso deve ser implementada em conformidade com a legislação municipal.
Base do quarto
Normalmente, apenas é necessário um pavimento plano com uma capacidade de peso suficiente para configurar a unidade de compressores. Na maioria dos casos, as caraterísticas antivibração estão integradas na fábrica. Para novas instalações, é normalmente utilizado um plinto para cada conjunto de compressores, de forma a permitir a limpeza do chão. Os compressores centrífugos e de pistão de grandes dimensões podem exigir uma base de placas de betão, que está ancorada na base de rocha ou numa base sólida. O impactos da vibração produzida externamente foi reduzido ao mínimo para instalações de compressores avançadas e completas. Em sistemas com compressores centrífugos, pode ser necessário amortecer a vibração da base da sala do compressor.
O ar de admissão
O ar de admissão do compressor deve estar limpo e sem contaminação sólida e gasosa. As partículas de sujidade que causam desgaste e gases corrosivos podem ser particularmente prejudiciais. A entrada de ar do compressor está normalmente localizada numa abertura na caixa redutora de som, mas também pode ser instalada remotamente, num local onde o ar esteja o mais limpo possível. A contaminação dos gases dos gases de escape do veículo pode ser fatal se for misturada com ar destinado a ser inalado. Deve ser utilizado um pré-filtro (filtro ciclónico, de painel ou de banda rotativa) em instalações onde o ar circundante tenha uma elevada concentração de pó. Nesses casos, a queda de pressão causada pelo pré-filtro deve ser considerada durante o projeto.
Também é benéfico para o ar de admissão estar frio. Por conseguinte, pode ser adequado encaminhar este ar através de um tubo separado do exterior do edifício para o compressor. É importante que sejam utilizados tubos resistentes à corrosão, equipados com malha sobre a entrada e concebidos de forma a que não haja risco de neve ou chuva no compressor. É também importante utilizar tubos de diâmetro suficientemente grande para ter uma queda de pressão tão baixa quanto possível.
O design dos tubos de entrada nos compressores de pistão é particularmente crítico. A ressonância do tubo proveniente de ondas acústicas permanentes provocadas pela frequência pulsátil cíclica do compressor pode danificar a tubagem, bem como o compressor, causar vibração e afetar o ambiente através de ruídos irritantes de baixa frequência.
A ventilação da sala
O calor na sala do compressor é gerado a partir de todos os compressores. Este calor é desativado ventilando a sala do compressor. A quantidade de ar de ventilação é determinada pela dimensão do compressor e quer seja arrefecido a ar ou a água. O ar de ventilação para compressores arrefecidos a ar contém perto de 100% da energia consumida pelo motor elelétrico sob a forma de calor. O ar de ventilação para compressores arrefecidos a água contém cerca de 10% da energia consumida pelo motor elelétrico. O calor deve ser removido para manter a temperatura na sala do compressor a um nível aceitável. O fabricante do compressor deve fornecer informações detalhadas sobre o fluxo de ventilação necessário. Uma forma melhor de lidar com o problema da acumulação de calor é recuperar a energia de calor residual e utilizá-la nas instalações.
O ar de ventilação deve ser retirado do exterior, de preferência sem utilizar condutas compridas. Além disso, a admissão deve ser colocada o mais baixo possível, mas sem correr o risco de ser coberta de neve durante o Inverno. Devem ser tidos em conta até os riscos de entrada de pó e substâncias explosivas ou corrosivas na sala do compressor. O ventilador/ventiladores devem ser instalados em cima de uma das paredes finais da sala do compressor e a entrada de ar deve ser colocada na parede oposta. A velocidade do ar na abertura de entrada de ventilação não deve exceder 4 m/s.Neste caso, as ventoinhas controladas por termóstato são as mais adequadas. Estes ventiladores devem ser dimensionados para lidar com a queda de pressão na conduta, na grelha exterior da parede, etc. A quantidade de ar de ventilação deve ser suficiente para limitar o aumento de temperatura na sala a 7 – 10 ºC A possibilidade de utilizar compressores arrefecidos a água deve ser considerada se existir um problema ao obter ventilação suficiente na sala.
Saiba mais sobre o processo de instalação de um sistema compressor abaixo.
Juntamente com eletricidade, água e gás, o ar comprimido mantém o nosso mundo a funcionar. Podemos nem sempre vê-lo, mas o ar comprimido está por toda a parte. Uma vez que existem muitas utilizações (e exigências) diferentes para ar comprimido, os compressores estão agora disponíveis em diferentes tipos e tamanhos. Neste guia, descrevemos o que os compressores fazem, o motivo pelo qual necessita deles e os tipos de opções disponíveis.
Gostaria de obter assistência adicional? Clique no botão abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contacto consigo em breve.
É necessário tomar várias decisões ao dimensionar a instalação de ar comprimido para que esta se adapte às diferentes necessidades, proporcione a máxima economia de funcionamento e esteja preparada para expansão futura. Saiba mais.
A instalação de um sistema compressor é mais fácil do que era. No entanto, ainda há algumas coisas a ter em conta, o mais importante é onde colocar o compressor e como organizar a sala à volta do compressor. Saiba mais aqui.
Há muitas coisas que tem de considerar ao escolher um compressor de ar para seu negócio. Vamos analisar alguns dos tipos de compressores disponíveis e qual é a melhor para si.