Blowers com certificação ATEX
e a sua utilidade para a criação de um processo de transporte mais seguro
Apesar das suas diversas vantagens, o transporte pneumático, tal como praticamente qualquer processo industrial, não é totalmente isento de riscos, especialmente se for levado a cabo de forma incorreta ou sem equipamento de qualidade. O principal perigo é o facto de o transporte de uma vasta gama de materiais a granel poder conduzir a uma acumulação potencialmente perigosa de pó explosivo.
Além disso, os sistemas de transporte pneumático não certificados podem provocar uma explosão se o ar circundante for muito poeirento. Adquirir um blower com aprovação ATEX é o primeiro passo para tornar a sua instalação mais segura.
O que saber antes de iniciar o processo de compra
Ao procurar novo equipamento de ar comprimido para ser utilizado nestes processos ou ambientes, é necessário saber quais as normas que o seu sistema de ar comprimido tem de cumprir para o proteger. As áreas em que a instalação do seu sistema de transporte pneumático funcionar terão uma ou várias zonas ATEX definidas.
Depois de se informar sobre as normas ATEX que o seu produto deve cumprir, pode começar a procurar o sistema de ar comprimido adequado. Perceberá, rapidamente, que os produtos que se inserem no âmbito padrão de fornecimento não possuem as certificações necessárias e que é necessário criar uma solução personalizada.
Assim, depois de se informar sobre os requisitos ATEX, será possível que o blower, compressor e/ou equipamento auxiliar seja criado por um especialista para garantir que oferece a proteção necessária.
Felizmente, se forem tomadas as devidas precauções e instalada a tecnologia concebida para combater este perigo, o transporte pneumático pode ser levado a cabo da forma mais segura possível.
A ATEX e o seu papel em manter os locais de trabalho seguros
As diretivas adotadas pela União Europeia, conhecidas como diretivas ATEX, desempenham um papel importante na prevenção de explosões de pó. Ao descrever os requisitos mínimos de segurança para os locais de trabalho em ambientes explosivos, bem como definir o tipo de equipamento que pode ser utilizado nesses locais, fornecem orientações sobre como criar condições de trabalho seguras.
É necessária uma solução única para combater uma ameaça única
No entanto, o mais importante a ter em atenção ao tentar proteger o seu local de trabalho contra explosões é que não existe uma solução universal.
O risco inerente depende de muitos fatores, tais como o tipo de material transportado, a dimensão do sistema, o processo de transporte utilizado e o ambiente em que o sistema funciona. Por outras palavras, uma vez que cada local de trabalho é diferente, cada plano de prevenção de explosões para os processos de transporte pneumático tem de ser criado tendo em conta estas condições únicas.
Isto pode traduzir-se, por exemplo, na instalação de filtros que impeçam a entrada de pó no espaço fechado da tubagem. E, no caso de um ambiente poeirento, poderá ser necessário instalar apenas equipamento que não produz faíscas. Além disso, é importante evitar a acumulação de pó no equipamento e/ou garantir que o compressor ou blower possui um sistema de refrigeração adequado instalado, uma vez que o pó aumenta a temperatura do equipamento.
No entanto, o único aspeto que todas as soluções têm em comum é o facto de os equipamentos de qualidade, tais como blowers, compressores e outros equipamentos com certificação ATEX personalizados, serem concebidos especificamente para a sua situação e aplicação.