Sistemas de transporte de materiais plásticos
O plástico está entre os materiais mais importantes do mundo e, por conseguinte, também entre os mais transportados.
São transportadas grandes quantidades deste produto diariamente de e para as instalações de produção e processamento, bem como dentro das mesmas. Embora existam diferentes métodos, o transporte pneumático demonstrou ser a tecnologia mais eficaz e eficiente para o transporte de materiais a granel, como o plástico.
Dimensões de um sistema de transporte de plástico
O transporte pneumático utiliza ar comprimido para transportar volumes muito grandes de materiais através de tubagens ou mangueiras de um ponto ao outro. É uma forma extremamente eficiente de percorrer distâncias de alguns a centenas de metros.
Embora a definição de transporte pneumático seja relativamente simples, encontrar o sistema ideal para o transporte de plástico (e descobrir qual o tamanho adequado) é um pouco mais complicado. Isto é especialmente importante no caso dos plásticos, porque os pellets a ser transportados têm tamanhos diferentes dependendo da aplicação, o que significa que também necessitam de diferentes fluxos de ar comprimido e pressão para que possam ser transportados de forma eficiente. Para compreender o que deve ser feito para instalar a solução ideal, vale a pena analisar com mais detalhe as diferentes opções.
Encontrar o sistema de transporte de material plástico certo
Em primeiro lugar, existem dois tipos de transporte pneumático – o transporte sob pressão (positivo) e a vácuo (negativo). No primeiro, é utilizado ar comprimido no início do sistema para empurrar o material através da tubagem. No segundo, o material é "aspirado" em direção ao seu destino.
Embora apenas um deles seja adequado para alguns materiais, o plástico pode ser transportado utilizando tanto um sistema de transporte de pressão negativo como um positivo. A escolha da solução ideal depende do tipo de plástico a transportar e dos requisitos do sistema.
Para além de determinar o tipo de transporte pneumático que pretende utilizar, também deve escolher ou conhecer a fase adequada. Neste caso, significa que irá utilizar as fases diluída e densa.
Blowers e compressores de ar para transporte de plástico
Depois de saber em que fase está a transportar o material, tem de dimensionar corretamente o sistema, o que significa que deve encontrar o caudal e a pressão ideais para o transporte. Mesmo que pretenda substituir um sistema de ar comprimido existente, será útil uma verificação de tamanho. Um tamanho correto ajuda-o a reduzir os seus custos energéticos e a garantir um funcionamento suave. Caso tenha escolhido a fase diluída, uma verificação de dimensionamento gratuita será extremamente útil para encontrar o sistema certo e evitar que selecione um blower ou compressor de tamanho incorreto.
Arrefecedores finais
O plástico é sensível ao calor. Com base na nossa experiência diária, sabemos que pode amolecer ou, até, deformar-se se exposto a temperaturas elevadas. Por esse motivo, para além de um compressor ou blower, será necessário um arrefecedor final para garantir que a temperatura do ar é inferior a entre 70 °C e 90 °C (dependendo da aplicação).
Alguns compressores dispõem de um arrefecedor final integrado, enquanto outros não. Nesse caso (e se estiver a utilizar um blower), o arrefecedor final terá de ser instalado separadamente. Também poderá ser necessário adicionar um refrigerador se optar por instalar um arrefecedor final arrefecido a água. O refrigerador reduz a temperatura da água a um nível viável e constante, o que garante que o arrefecedor final desempenha a sua função.
Separador de água ou secador
O processo de refrigeração com um arrefecedor final cria humidade. Por conseguinte, para proteger o plástico, também é necessário um separador de água ou secador. Geralmente, os arrefecedores finais integrados são fornecidos com um separador de água integrado. Em alguns casos específicos, pode ser utilizado um secador em vez de um separador de água para remover a humidade do ar.
O papel da fluidificação para os plásticos
O ar comprimido também pode ser utilizado para o processo denominado de "fluidificação". Ao transportar material plástico, é injetado ar a uma pressão muito baixa no sistema para garantir que o plástico não se agarra aos lados do contentor onde se encontra. Além disso, a fluidificação facilita o transporte, o que reduz os custos de energia. Embora a fluidificação seja um tipo de transporte pneumático, normalmente, não requer equipamento extra, como arrefecedores finais. A pressão de ar necessária para a fluidificação do plástico é muito baixa, pelo que existe menos calor criado pelo blower ou compressor durante o processo de compressão. Isto resulta numa temperatura do ar mais reduzida.
Necessita de ajuda para otimizar o seu sistema de transporte de plásticos?
Não sabe como substituir o seu antigo sistema de ar comprimido por um novo? Podemos ajudar. O tamanho certo da instalação é essencial: não só ajuda a poupar nos custos de energia, como também reduz os tempos de descarga e ajuda a evitar obstruções. Calcular o tamanho certo da sua instalação é difícil e requer software e competências específicos. Podemos ajudar a encontrar o sistema de transporte pneumático de pó em fase diluída ideal, oferecendo-lhe um cálculo de dimensão gratuito.