Quais as utilizações comerciais e industriais do dióxido de carbono?
A maioria das pessoas conhece o dióxido de carbono principalmente como um gás com efeito de estufa que contribui para as alterações climáticas. É verdade que o dióxido de carbono, ou CO2, como também é conhecido, é prejudicial para o ambiente quando é libertado para a atmosfera. E se não fosse? Nesse caso, trata-se de um material bastante útil e versátil que pode ser utilizado de várias formas diferentes numa vasta gama de indústrias.
Uma das aplicações mais universais do dióxido de carbono é como uma forma de transporte de energia, principalmente como um refrigerante. Tal aplica-se não só à sua forma líquida e gasosa, como também ao CO2 sólido, mais conhecido como "gelo seco". Além disso, devido às suas qualidades inertes, o que significa que não reage bem (ou de todo) com outros materiais, é também utilizado como agente de inertização na indústria química e alimentar. Assim, pode ajudar a evitar a oxidação dos produtos no setor de produção.
Utilizações de dióxido de carbono em aplicações industriais
Adicionalmente, as instalações utilizam CO2 em várias aplicações específicas e processos industriais em indústrias individuais.
Utilização de dióxido de carbono na indústria alimentar e de bebidas
O CO2 possui uma vasta gama de aplicações nesta indústria.
- A mais óbvia é o gás utilizado para gaseificar bebidas, em particular cerveja, refrigerantes e vinho. Isto impede o desenvolvimento de bactérias e fungos.
- O dióxido de carbono também pode ser utilizado para descafeinar café.
- Graças às suas propriedades de refrigeração já mencionadas, o CO2 mantém os produtos alimentares refrigerados durante o transporte. Além disso, também pode ser utilizado para ultracongelação e, em combinação com óxido de etileno, para esterilização a frio de alimentos.
- Adicionalmente, o CO2 é um revestimento de inertização altamente eficaz que protege os alimentos durante a sua produção, podendo ser utilizado para deslocar o ar durante o processo de enlatamento e impulsionar ou extrair produtos alimentares dos seus recipientes.
Utilizações de CO2 na agricultura
- No processo de tratamento de grãos, o CO2 é bombeado para silos ou outras instalações de armazenamento para matar insetos e proteger os produtos.
- Desempenha também uma função importante na produção de alguns fertilizantes.
- Além disso, o ar nas estufas pode ser enriquecido com dióxido de carbono para permitir que as culturas otimizem o seu potencial de fotossíntese.
Utilização de CO2 no setor de produção
- Na soldadura MIG/MAG, o CO2 funciona como um gás de proteção, o que significa que protege a poça de soldadura da oxidação.
- Além disso, em combinação com árgon, o dióxido de carbono é utilizado para atingir uma melhor taxa de soldadura e reduzir a necessidade de tratamento pós-soldadura.
Utilização de CO2 na indústria química
São utilizadas quantidades muito elevadas de CO2 como matéria-prima para a produção de metanol e ureia.
Utilização de CO2 na indústria metalúrgica
O dióxido de carbono não só possui caraterísticas anticorrosivas, como também pode ser aplicado para endurecer os moldes de fundição utilizados nesta indústria.
Utilização de dióxido de carbono na indústria petrolífera
O dióxido de carbono pode ser bombeado para os poços de petróleo para otimizar o seu rendimento. Durante este processo, o CO2 dissolve-se parcialmente, tornando o petróleo menos viscoso e mais fácil de extrair do substrato.
Utilização de CO2 no setor de construção
Os grãos de gelo seco compostos por dióxido de carbono são utilizados para remover tinta de superfícies. Este processo está a substituir o jato de areia, uma vez que reduz o custo de eliminação e limpeza.
Utilização de dióxido de carbono no setor de cuidados de saúde
Quando é adicionado a oxigénio de qualidade médica, o CO2pode ajudar a estimular a respiração.
Utilizações de dióxido de carbono em aplicações ambientais
Esta aplicação pode ser mais surpreendente devido ao impacto do dióxido de carbono nas alterações climáticas. No entanto, quando é utilizado como propulsor em embalagens aerossóis, o CO2 é, na verdade, mais benéfico para o ambiente do que muitas outras alternativas.