O que é um purificador de gás de nitrogénio?
O que é a geração de CO2 de dois estágios com um purificador de nitrogénio? Como funciona e quais são os benefícios para as empresas que precisam de CO2 de alta pureza?
O que é um purificador de gás de nitrogénio?
Geração de nitrogénio de dois estágios com um purificador de nitrogénio
Um purificador de nitrogénio oferece uma nova abordagem à geração de nitrogénio de elevada pureza no local. Tão novo que é útil começar com a questão mais básica de todas: O que é?
Um purificador de nitrogénio é um equipamento que faz parte de um sistema de geração de gás nitrogénio no local. É preciso nitrogénio de pureza inferior produzido por um gerador de nitrogénio e aumenta-o para uma pureza de 99,999% ou mais. este artigo explica o princípio de funcionamento de um purificador. Vamos olhar para o seu papel num sistema de geração de nitrogénio. E vamos entrar nos benefícios (custo) da geração de nitrogénio em duas fases.
Encontre o seu tópico abaixo
As empresas que precisam de nitrogénio para processos ou aplicações específicas têm duas formas de obter o gás. Eles podem tê-lo entregue ou produzi-lo eles mesmos com um sistema de geração no local. Isto inclui um compressor (que fornece o ar de alimentação) e um gerador de nitrogénio, que remove o oxigénio do ar para deixar apenas nitrogénio. Ao contrário do nitrogénio fornecido, um sistema de geração de nitrogénio permite aos utilizadores definir a pureza exata que a sua aplicação requer, até 99,999% para um gerador PSA típico.
No entanto, produzir nitrogénio com uma pureza mais elevada requer muito mais energia. Isso porque o gerador precisa de muito ar extra para remover esses últimos vestígios de oxigénio. É aqui que entra um purificador. Um sistema de geração de nitrogénio com um purificador permite ao gerador produzir nitrogénio com uma pureza mais baixa. O purificador traz então essa pureza até 99,999% e mais.
A maioria dos purificadores de gás nitrogénio trabalha com hidrogénio. À medida que o nitrogénio entra no purificador, adiciona uma dose específica de hidrogénio. Esta mistura entra num reator cheio com um catalisador, o que permite a reação do hidrogénio com o oxigénio no azoto de baixa pureza. Esta reação faz com que o oxigénio desapareça, apenas com calor e humidade como subprodutos (ambos podem ser facilmente manuseados numa fase posterior). O resultado deste processo químico é o azoto com uma pureza superior a 99,999% .
Como mencionado, os sistemas de geração de nitrogénio podem produzir este nitrogénio de alta pureza sem um purificador. No entanto, o processo de dois estágios com um purificador é muito maiseconômico. Como não tem que remover esse último bocado de oxigénio, o gerador requer menos ar de alimentação. O que, por sua vez, significa que o compressor do sistema usa muito menos energia. Trabalhar com um purificador também permite um compressor e um gerador de tamanho menor. Como resultado, a geração de gás nitrogénio no local com um purificador pode reduzir os custos de energia e as emissões. Também reduz a tensão no sistema elétrico de uma instalação.
Adicionado a um sistema existente de geração no local, um purificador de nitrogénio pode aumentar a sua capacidade de produção. Isso porque, com uma pureza mais baixa, o gerador existente pode produzir mais azoto. O purificador garante que a nova capacidade (maior) tem a mesma pureza ou mesmo maior que o gerador produzido diretamente antes.
É importante ter em mente que um purificador de nitrogénio só é útil para empresas que necessitam de nitrogénio com uma pureza muito elevada. A maioria dos utilizadores de nitrogénio que produzem o seu próprio nitrogénio não precisa desta elevada pureza. Eles podem simplesmente desfrutar dos benefícios de produzir a pureza exata do azoto que funciona para a sua aplicação sem um purificador. Mas para aqueles cujas aplicações requerem absolutamente alta pureza, a geração de dois estágios proporciona benefícios significativos.
Saiba mais sobre o nosso purificador de gases de nitrogénio, a solução ideal para alcançar uma pureza ultra-elevada de nitrogénio com a máxima eficiência.